Entenda o que é a nova trend Running Fashion

Há alguns dias atrás, nós falamos sobre a nova trend da Workout Fashion (leia aqui), os dias em que as roupas de corrida ofereciam apenas benefícios utilitários ficaram para trás. Claro, você só precisa de um par de tênis para correr – afinal, correr é uma atividade bem acessível – mas marcas independentes como Satisfy, District Vision e norda estão trazendo uma nova onda de roupas de alto desempenho que combinam estilo e funcionalidade.

 

Com a popularidade da corrida explodindo durante a pandemia de 2020 e a expansão dessa cultura nas grandes cidades, os consumidores estão buscando roupas esportivas que não só garantam alto desempenho, mas também reflitam seu estilo pessoal e sejam versáteis para usar no dia a dia. Antigamente, as marcas priorizavam a função sem se preocupar muito com a forma, mas agora elas equilibram cuidadosamente a estética e a tecnologia de desempenho.

 

Roupas de corrida estilosas não são uma novidade – a Nike tem lançado seus tops coloridos e a famosa jaqueta Windrunner desde os anos 70. Mas, de uma perspectiva macro, sempre houve um grande abismo entre o mundo da moda de luxo e a indústria de roupas esportivas quando se trata de grandes marcas. Desde os anos 80 até os 2000, roupas que mesclavam estilo e desempenho de marcas populares eram voltadas principalmente para mulheres e atividades como yoga e pilates. Nos anos 80, a Reebok promovia seu tênis Freestyle para “mulheres de carreira”, feito para transitar facilmente entre as aulas de aeróbica e o uso diário, enquanto os Shape-Ups da Skechers nos anos 2000 prometiam tonificar as pernas durante as caminhadas. A corrida, sendo um esporte de alta intensidade, não precisava de roupas esportivas casuais, já que o que importava era o desempenho durante a corrida.

 

Como resultado, marcas que historicamente produziam equipamentos de corrida de alta qualidade tiveram dificuldade em competir contra aquelas que começaram a dar importância à estética. Quando a Nike, que começou como uma empresa de tênis de corrida, tentou criar seu primeiro tênis casual nos anos 80 em resposta à popularidade da aeróbica e ao domínio da Reebok no mercado, o projeto foi um fracasso. Mais tarde, o fundador da Nike, Phil Knight, descreveu o produto para a Harvard Business Review como "engraçado" e, no final das contas, um fracasso comercial.

 

À medida que as marcas independentes de corrida continuam a se consolidar e provar que seu equipamento vale o investimento, mais corredores com dinheiro sobrando podem optar por roupas de desempenho de alta qualidade e sofisticadas. Embora uma camiseta com buracos artificiais não seja exatamente necessária para correr, aqueles que vestem algo diferente das camisetas comuns podem se sentir mais confiantes e individualistas.

 

7_NIKE_RUNNING_Anthony_Williams | Photographer Rafael Astorga in 2024 | Running  clothes, Running outfit men, Mens running clothes

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